Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Chega de afta

Por Maria A. Paiva Corá


Doloridas e incômodas, as úlceras aftosas recorrentes, comumente chamadas de aftas, são lesões superficiais que aparecem na mucosa da boca. Elas têm formato arredondado, aspecto esbranquiçado e geralmente um contorno avermelhado ao redor.


Muitas vezes uma criança pequena que não come ou chora ao escovar seus dentinhos pode estar sofrendo com esse problema. É importante examinar a boca da criança para a devida verificação.

Algumas pessoas têm aftas com muita frequência, as quais costumam voltar de tempos em tempos. Mas não se trata aqui das aftas que se formam devido a algum fator traumático, como morder as bochechas, bater com a escova de dente, comer algo cortante, próteses e aparelhos mal adaptados.

Segundo especialistas em saúde bucal, essas aftas que teimam em reaparecer podem estar relacionadas a um processo autoimune e têm predisposição genética, embora certos fatores possam contribuir para desencadear seu aparecimento: problemas nutricionais, psicológicos, endócrinos, ou agentes químicos (alguns produtos para higiene bucal podem agredir a mucosa e devem ser evitados os que contêm álcool).

Poderíamos destacar como problemas nutricionais que colaboram para o aparecimento de aftas a deficiência de vitamina B12, ácido fólico e ferro e a ingestão frequente de alimentos ácidos. Além disso, qualquer pequena escoriação no tecido interno da boca predispõe ao aparecimento de aftas.

O tratamento pode envolver medicamentos tópicos, sistêmicos e até laser terapêutico. Alguns medicamentos usados no local podem tirar o ardor e melhorar a cicatrização. Quando o profissional faz o diagnóstico de afta, geralmente prescreverá uma pomada que pode ou não ser associada com antibióticos. Casos mais frequentes e severos às vezes exigem medicação via oral.

Certos problemas na boca (como o herpes) podem ser facilmente confundidos com aftas. Por isso, antes de usar qualquer medicamento no local, é importante consultar um dentista. Somente ele poderá fazer um diagnóstico adequado.

Ideal para a saúde bucal, o Gel Dental Forever Bright Toothgel , da FOREVER LIVING PRODUCTS, garante melhorar as aftas bucais. Trata-se de um Gel dental à base de Aloe Vera, própolis e complexo de clorofila. Formulado para uso de toda a família (por não conter flúor, não oferece risco às crianças quando ingerido acidentalmente). Contém ainda flavorizantes de hortelã e menta. Sua suave formulação com baixa abrasividade permite que ele seja usado até mesmo em gengivas mais delicadas. Premiado em 1999 pela revista The Reader´s Digest como um dos melhores produtos, na opinião dos leitores.

Preço sugerido: R$ 19,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário